quarta-feira, 1 de abril de 2015

Novidades, dúvidas + Monopod e Mão de Hamsa/Fátima

Olá sweeties! Hoje vim-vos contar umas novidades, perguntar uma coisinha e mostrar o meu monopod e a minha mão de Hamsa ou de Fatima!

Começando pelas novidades :
Quero muito colocar o blog mais ativo, portanto, decidi escolher um dia para por posts! Esse dia será às sextas-feiras, dia em que tenho tarde livre! Caso consiga, também irei por à quarta, mas não todas as semanas porque às quartas ainda tenho trabalhos para quinta, Às sextas, não há problema, porque a seguir temos o fim-de-semana, portanto, será muito mais fácil. Às quartas irá depender da minha "agenda escolar".
Porém esta semana ainda vou por alguns posts para aproveitar as férias!

E bem, agora gostava de vos pedir para também serem mais ativas, comentando os posts, com criticas construtivas, opiniões. Podem-me também dar ideias para novos posts, ficaria muito agradecida.
E eu estou a pensar criar uma página no Facebook para o blog, vocês iriam aderir? Acham que eu devia criar? Digam nos comentários :)

Agora, para isto não ficar só assim, decidi mostrar-vos o meu monopod e o meu colar com a mão de Hamsa/Fátima, falando um pouco de ambos.


Monopod :


Bem, a minha irmã foi à viagem de finalistas e claro que me tinha de trazer umas prendinhas ;) , entre outras, esta foi a minha favorita. Chama-se monopod ou "pau de selfie". Tem 110 cm e tem um botão na parte rosa. Mas ha um problema, o meu telemóvel é Alcatel e o monopod so é combativel com Apple, Sony e Samsung, o que significa que tenho de tirar fotos com temporizador :( , não dá muito jeito mas tem de ser!

Mão de Hamsa/Fátima


No passado fim-de-semana fui a Fátima a pé! 50 km, aaah! Claro que fui com umas amigas dar uma volta pelo mercado de Fátima à procura de um colar assim, este foi o mais bonito que encontrámos! Custou 3,50€. Sobre esta mão (retirado do wikipédia) :
"hamsá (árabe: خمسة, chamsa – literalmente “cinco”, referindo-se aos cinco dedos da mão) é um talismã com a aparência da palma damão com cinco dedos estendidos, usado por praticantes do Judaísmo e do Islão como um amuleto contra mau-olhado. Também é conhecida pelos nomes chamsámão de Deusmão de Fátimaolho de Fátimamão de Miriam ou mão de Hamesh. Ela é uma mão simétrica, cujo polegar e o mindinho são idênticos e apontam para os lados e para o horizonte, e o dedo médio é o eixo de simetria. Há também hamsás com forma de pombas semelhantes a uma mão. Ela pode aparecer também como uma mão normal, com um polegar distinto do mindinho.

Frequentemente, possui o desenho de olhos, com pombos, peixes e estrelas de Davi para fortalecer o seu simbolismo. Em certas hamsás existem inscrições em hebraico, como a Shemá Israel, por exemplo.
A hamsá é usada como amuleto contra o mau-olhado. É muito popular no Oriente Médio, especialmente no Egito.A mão pode ser encontrada em diversas formas, desde joias até azulejos e chaveiros.
Embora o Alcorão vete o uso de amuletos, a hamsá é facilmente encontrada entre seguidores do Islão. Os muçulmanos a associam aoscinco pilares do Islão, e também a chamam de mão de Fátima, sendo Fátima a filha preferida de Maomé. Notadamente, a hamsá aparece, junto com outros símbolos islâmicos, o emblema da Algéria.
A hamsá também é popular entre os judeus, especialmente os sefarditas. Os judeus inscrevem textos em hebraico, como a Shemá Israel, nas chamsás e também as chamam de mão de MiriamMiriam, no caso, foi a irmã de Moisés e Aarão. O símbolo também é associado ao Torá, que é composto de cinco livros."

Espero que tenham gostado deste post! Não se esqueçam de dar ideias para novos posts e dizer o que acham da página do facebook!

Podem-me encontrar :

No instagram : @catiafsd01
No facebook : Cátia Domingues
Snap : catsfsd
Twitter : @CatiaaMalik
Tumblr : http://i-love-simple-things.tumblr.com/

Parcerias : @neftisaccessories (instagram)
Neftis Acessories (facebook)

Caso queiram fazer uma parceria comigo, não hesitem em falar.
With love, Cats <3
(PS: Bom Abril s2)

2 comentários:

  1. Já conhecia a mão de hamsá, tenho feito desenhos :)
    xoxo,
    cereja-dooce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes me mostrar alguns desenhos por chat? Tenho alguma curiosidade :) Beijinho!

      Eliminar